A semana começou gelada na região sudeste do Brasil. Ontem, várias regiões da cidade de São Paulo registraram sensação térmica próxima a 4ºC. Além da vontade de ficar na cama debaixo de cobertores, o frio traz outra situação, menos agradável: os problemas respiratórios. Para falar sobre isso, o “Oito em Ponto” desta terça-feira (30) recebeu a médica otorrinolaringologista e especialista em face Caroline Cannarella.

A médica começou afirmando que as mudanças bruscas de temperatura agridem as mucosas respiratórias, que ressecam e ficam mais suscetíveis às infecções. Para Caroline, a principal atitude que contribui para prevenir esse quadro é a hidratação. Segundo a especialista, quando se fala em hidratar, pensamos em água. No entanto, a recomendação da médica é soro fisiológico ou spray, produtos que podem ser comprados nas farmácias.

Mas, a otorrinolaringologista faz um contraponto: “O exagero faz mal, também, porque tira a proteção da mucosa nasal”, declarou.

O programa “Oito em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 8h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça – MTB: 25.380/SP